Sobre o Município

CTA de Floriano e Rotary realizam ação sobre 'Julho Amarelo'

Saúde - 30/07/2021

...

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Floriano em parceria com o Rotary Internacional promoveu nesta sexta-feira (30), ação nas imediações do mercado central ofertando testagem, vacinação, aconselhamento e encaminhamento (em caso de teste positivo) a colaboradores e população geral que esteve no local. Além de teste para Hepatites B e C, foram realizados testes para Sífilis e HIV. Mais de 200 testes foram realizados.

Na última quarta-feira (28), Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, o Centro de Testagem e Aconselhamento de Floriano esteve no Hospital João Paulo II realizando a testagem de mais de 50 colaboradores do centro de saúde para Hepatites B e C. Após a testagem, o grupo também foi devidamente vacinados contra Hepatites.

Segundo Herica Amarante, diretora do CTA de Floriano, o teste para Hepatites B e C é gratuito e está disponível no centro de segunda a sexta-feira. “Por conta da pandemia, o número de testagem desse tipo de doença caiu significativamente. Nosso objetivo é trazer a população de volta para a rotina de testagem. Detectando a doença e sabendo da condição sorológica, podemos dar o encaminhamento correto ao sistema de saúde”, explica. 

Doença silenciosa

A hepatite é a inflamação do fígado. Nem sempre as hepatites apresentam sintomas, porém os mais comuns são olhos e pele amarelados, cansaço, febre, mal-estar, tontura, vômitos, dor abdominal, urina escura e fezes claras. Os tipos mais comuns são causados pelos vírus A, B e C.

A vacina é uma forma de prevenção contra as hepatites do tipo A e B. Quem se vacina para o tipo B, se protege também para hepatite D. A vacina está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Para os demais tipos de vírus não há vacina e o tratamento é indicado pelo médico.

As principais medidas de controle das hepatites virais de transmissão sanguínea e sexual constituem-se na adoção de medidas de prevenção como o incentivo ao uso do preservativo nas parcerias sexuais, o não compartilhamento de objetos contaminados como lâminas e seringas, por exemplo.