Sobre o Município

Potencialidades

Potencialidades

POTENCIALIDADES DO MUNICÍPIO DE FLORIANO/PI

Situada às margens do Rio Parnaíba, a cidade de Floriano está localizada na microrregião do Sul Piauiense a 240Km da capital do Piauí, Teresina, com uma área de 3.676 Km². Por sua localização, a cidade apresenta clima tropical semiárido. As temperaturas ficam entre 25°C e 40°C e em média as chuvas são mais escassas do que no norte do estado.

 

A economia da cidade baseia-se fundamentalmente no setor terciário, mais precisamente o comércio e serviços, que contribuem com a maior parcela da renda gerada no município. Os serviços gerados nas áreas da Educação e Saúde têm contribuído, cada vez mais, na composição do PIB do município, que ocupa atualmente a 5ª colocação entre os PIBs dos municípios do Estado do Piauí, segundo dados do IBGE. Também conhecida como Princesa do Sul, o município tem uma reconhecida tradição no setor educacional, tornando-se um ponto de encontro da população vinda do interior à procura de trabalho, estudo e de atividades comerciais, o que a consolidou como grande centro comercial e educacional do sul do Piauí.

 

Hoje, a Princesa do Sul está entre as maiores cidades do Piauí em população e área urbana. A cidade conquistou sua condição de Portal de entrada do Sul e Sudeste do Piauí – exercendo forte influência em 25 municípios piauienses e maranhenses que se desenvolvem em torno, a exemplo de Amarante, Barão de Grajaú, Canto do Buriti, Colônia do Piauí, Conceição de Canindé, Francisco Ayres, Guadalupe, Itaueira, Jerumenha, Nazaré, Oeiras, Simplício Mendes, etc. Toda essa macrorregião centrada em Floriano apresenta um grande potencial de desenvolvimento para o estado.

 

Atualmente, a sociedade florianense – e dos municípios circunvizinhos supracitados – conta com várias instituições de ensino técnico e superior que abrangem a área da Computação, a saber: Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Faculdade de Floriano (FAESF) e Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Calisto Lobo. Tais instituições oferecem os cursos superiores de Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Direito, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Administração, Ciências Contábeis, Biologia, Pedagogia, Letras, Matemática, Farmácia, Engenharia Civil, assim como diversos cursos técnicos na Rede de Ensino.

 

Por isso, Floriano é umas das regiões que mais tem se desenvolvido no Piauí e no Brasil, sendo escoadouro das riquezas minerais e da produção de grãos dos cerrados piauienses