Sobre o Município

Contribuinte de Floriano já pode quitar seu IPTU

Finanças - 01/02/2021

...

A secretaria de Finanças de Floriano anunciou que o IPTU 2021 de Floriano já foi lançado no sistema e está disponível para pagamento. Para imprimir o boleto de pagamento basta acessar o site do município: www.floriano.pi.gov.br, inclusive quem tem dívidas de IPTU, para conferir a sua situação fiscal e, se preferir, parcelar o débito em até 24 vezes.

Quem ainda não tiver recebido o carnê pelos Correios, pode se dirigir até o Centro Administrativo (que agora voltou ao horário de atendimento corrido, de 7h30 às 13h30) ou imprimir o boleto de pagamento também pelo site do município: www.floriano.pi.gov.br, inclusive quem tem dívidas de IPTU, para conferir a sua situação fiscal e, se preferir, parcelar o débito em até 24 vezes.

O dinheiro arrecadado com o IPTU é investido em educação (25%), saúde (15%), serviços públicos como a coleta de lixo, limpeza urbana, capina e iluminação, manutenção de estradas vicinais e outros serviços. 

O não pagamento do imposto gera a irregularidade do imóvel, que não pode ser, por exemplo, vendido, transferido ou utilizado para negociações com os bancos. A partir deste ano, a inadimplência, além de reduzir a capacidade de investimentos públicos em Floriano, também se transforma em dívida ativa e o contribuinte será negativado no Serasa. A secretária de Finanças de Floriano, Josélia Rodrigues lembra que esta é uma exigência da legislação. 

Quem não tiver acesso à internet pode aguardar o boleto, que será entregue pelos Correios ou quitar o IPTU de forma presencial, se dirigindo até a Central do Coontribuinte, que fica ao lado da Receita Federal, no horário de 7h30 às 13h30.