Portal de Serviços

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017

CREAS

O que é?

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da Assitência Social que presta apoio com orientação e acompanhamento as famílias com um ou mais membros em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, sexual, psicológica entre outras). Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais para consolidar a função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

Imediato

Requisitos

Usuários e população em geral.

Forma de Atendimento Presencial

Os usuários são atendidos através das seguintes intervenções preconizadas nos manuais de orientações disponibilizados pelo Governo Federal: Acolhida; Escuta; Estudo social; Diagnóstico socioeconômico; Monitoramento e avaliação do serviço; Orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais; Construção de plano individual e/ou familiar de atendimento; Orientação sociofamiliar; Atendimento psicossocial; Estímulo ao convívio familiar, grupal e social; Mobilização e fortalecimento do convívio e de redes de apoio.

Regularidade da Oferta

De segunda-feira a sexta-feira das 7:30 às 17:30. Durante a manhã atendimento normal e na parte da tarde visitações em loco.

Taxa / Tarifa

Não se aplica

Formas de Prestação de Serviços

Por identificação e encaminhamento dos serviços de proteção e vigilância social; - Por encaminhamento de outros serviços socioassistenciais, das demais políticas públicas setoriais, dos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e do Sistema de Segurança Pública; - Demanda espontânea. Através das seguintes intervenções: -Acolhida; -Escuta; -Estudo social; -Diagnóstico socioeconômico; -Monitoramento e avaliação do serviço; -Orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais; -Construção de plano individual e/ou familiar de atendimento; -Orientação sociofamiliar; -Atendimento psicossocial; -Orientação jurídico-social; -Referência e contrarreferência; -Informação, comunicação e defesa de direitos; -Apoio à família na sua função protetiva; -Acesso à documentação pessoal; -Mobilização, identificação da família extensa ou ampliada; -Articulação da rede de serviços socioassistenciais; -Articulação com os serviços de outras políticas públicas setoriais; -Articulação interinstitucional com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos; -Mobilização para o exercício da cidadania; -Trabalho interdisciplinar; -Elaboração de relatórios e/ou prontuários; -Estímulo ao convívio familiar, grupal e social; -Mobilização e fortalecimento do convívio e de redes sociais de apoio

Informações de Acesso

Por identificação e encaminhamento dos serviços de proteção e vigilância social; - Por encaminhamento de outros serviços socioassistenciais, das demais políticas públicas setoriais, dos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e do Sistema de Segurança Pública; - Demanda espontânea.

Locais de prestação do serviço

O atendimento é realizado na sede do CREAS, localizada na Rua São João, s/n, no bairro Irapuá I, Floriano/PI.

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Entidade/Órgão Responsável

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Endereço: Praça da Bandeira, s/n, Centro
Setor Responsável: SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Horário de Atendimento: 07h30 às 13h30

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