Portal de Serviços

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017

ACADEMIA DA SAÚDE

O que é?

O Programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros que foi lançado em 2011. Seu objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população. Para tanto, o Programa promove a implantação de polos do Academia da Saúde, que são espaços públicos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. O Programa Academia da Saúde adota uma concepção ampliada de saúde e estabelece como ponto de partida o reconhecimento do impacto social, econômico, político e cultural sobre a saúde. Por isso, apesar do nome, o Programa não se restringe a realização de práticas corporais e atividades físicas e promoção da alimentação saudável. Mais do que isso, os polos foram concebidos como espaços voltados ao desenvolvimento de ações culturalmente inseridas e adaptadas aos territórios locais e que adotam como valores norteadores de suas atividades o desenvolvimento de autonomia, equidade, empoderamento, participação social, entre outros. Nesse sentido, a Portaria nº 2.681 estabelece oito eixos em torno dos quais as atividades do polo devem ser desenvolvidas: práticas corporais e atividades físicas, promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, educação em saúde, práticas artísticas e culturais, produção do cuidado e de modos de vida saudável, práticas integrativas e complementares, e planejamento e gestão. Além disso, um aspecto importante que contribui para a consecução dos objetivos propostos é que não se trata de um serviço isolado. O Programa faz parte da estrutura organizacional das Redes de Atenção à Saúde (RAS), como componente da Atenção Básica e, por isso, funciona também como porta de entrada no SUS. De acordo com meta estabelecida no Plano Plurianual 2016-2019, o Ministério da Saúde deve custear 3.500 polos do Programa Academia da Saúde. Trata-se de uma política pública capilarizada no território, visto que já alcançou cerca de 2.900 municípios brasileiros, de todas as unidades da federação, o que indica o compromisso do estado brasileiro com a promoção da saúde e de modos de vida saudáveis e sustentáveis em todo o território nacional.

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

Imediato, após inscrição na Academia de Saúde.

Requisitos

Passar por avaliação física pelo profissional responsável, na Academia da Saúde.

Regularidade da Oferta

Segunda à sexta, das 16:00 às 19:00 horas.

Formas de Prestação de Serviços

Atendimento diário, com dois profissionais de educação física disponíveis.

Informações de Acesso

O usuário poderá ter acesso por encaminhamento da RAS - Rede de Atenção à Saúde ou demanda espontânea, onde será realizado o cadastro na própria academia.

Locais de prestação do serviço

Academia de Saúde Dr. Pedro Rocha, localizada na Avenida Frei Antônio Cussio, Bosque Santa Teresinha, Floriano - PI

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Padrão de qualidade esperada

A academia da saúde dispõe de profissionais capacitados e aptos a proporcionar um atendimento de qualidade para seus usuários.

agendamento

O agendamento poderá ser feito pelo usuário, na academia de saúde, com limite de 35 pessoas por hora.

Entidade/Órgão Responsável

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Endereço: Av. Eurípedes de Aguiar , s/n, Centro
Setor Responsável: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Horário de Atendimento: 07h30 às 13h30

Avaliar Serviço